Suposto vazamento do enem 2025 causa polêmica nas redes sociais

• Reprodução/X
Posts nas redes sociais levantaram suspeitas sobre um possível vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A polêmica surgiu após a viralização de comparações entre o conteúdo de uma live de revisão, realizada por um influenciador, e as questões que efetivamente apareceram na prova aplicada em 9 de novembro.
O influenciador em questão, identificado como Edcley Teixeira, apresenta-se como estudante de medicina e “mentor” de estudos. Em suas redes sociais, onde acumula mais de 20 mil seguidores, Teixeira promove-se como detentor de habilidades para prever questões do Enem.
As alegações de vazamento ganharam força com a divulgação de imagens comparando prints da live de Teixeira com as questões do Enem 2025. As imagens mostram semelhanças notáveis entre os temas abordados na transmissão e o conteúdo das provas.
Diante da repercussão do caso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou a anulação de três questões do Enem 2025. A decisão foi justificada pela identificação de “relatos de antecipação de questões similares” às do exame. O Inep informou que acionou a Polícia Federal para apurar o caso.
Em nota oficial, o Inep reafirmou “a isonomia, lisura e validade das provas” da edição. O instituto explicou que a decisão pela anulação foi tomada pela comissão assessora responsável pela montagem das provas, com base em informações sobre a elaboração do teste.
O Inep ressaltou que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados, metodologia que demanda o pré-teste das questões. O instituto esclareceu que estudantes que participam dos pré-testes podem ter contato com itens que venham a compor o Enem em edições futuras.
Visite o Caribe Amazônico – Alter do Chão
Veja também> Local
Vista aérea da Região Oeste do Pará
Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
