Semana começa com alerta de chuvas fortes no sul e sudeste

© Paulo Pinto/Agência Brasil
A semana se inicia sob alerta meteorológico, com previsão de instabilidade e possibilidade de chuvas fortes em diversas regiões do país. O litoral que se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná deve enfrentar ventos fortes, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após um fim de semana marcado por precipitações intensas, os estados da Região Sul podem registrar novas pancadas de chuva isoladas.
A previsão também indica pancadas de chuva de intensidade moderada a forte para toda a Região Centro-Oeste e Sudeste, com exceção do norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo.
A instabilidade que afeta o país é resultado de uma frente fria em deslocamento, impactando principalmente os estados do Sul. Em Santa Catarina, a Defesa Civil mantém o alerta, prevendo que as condições de chuva persistirão ao longo do dia. O risco associado é considerado baixo a moderado, com possibilidade de alagamentos e enxurradas pontuais. A formação de um ciclone extratropical em alto mar, embora distante da costa, pode intensificar os ventos do quadrante sul ao longo da área litorânea, com rajadas que podem alcançar entre 50 e 60 km/h.
A previsão é de que o tempo instável persista até quinta-feira, com acumulados expressivos de chuva no interior do Paraná e no litoral, com destaque para o Espírito Santo e o Norte Fluminense, que devem ser impactados já na quarta-feira. A região leste de Minas Gerais também deve ser atingida pela chuva nos dias 19 e 20, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
No Norte do país, incluindo Belém do Pará, a previsão aponta para muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas durante a tarde desta segunda-feira e na terça-feira, com melhora esperada a partir de quarta-feira. Regiões mais a leste, como São Luiz, no Maranhão, devem ter tempo encoberto amanhã, com melhora gradual a partir de terça-feira.
Visite o Caribe Amazônico – Alter do Chão
Veja também> Local
Vista aérea da Região Oeste do Pará
Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
