Enem pode ser aplicado em países do mercosul a partir de 2026

Geral

O Ministério da Educação (MEC) avalia a possibilidade de expandir a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as capitais dos países que integram o Mercosul. A medida, se confirmada, começaria a valer a partir da edição de 2026 do exame.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a apresentação do balanço da aplicação do Enem 2025, realizada em Brasília, neste domingo (16).

De acordo com o ministro, os estudos para a internacionalização da prova estão em curso. A iniciativa visa atender, principalmente, brasileiros residentes no exterior e estrangeiros que desejam utilizar a nota do Enem para ingressar em instituições de ensino superior no Brasil.

A viabilidade da aplicação do exame fora do país ainda depende de um estudo aprofundado. Os resultados dessa análise serão apresentados antes da abertura das inscrições para a próxima edição do Enem.

A edição de 2025 do Enem registrou a participação de 4,8 milhões de inscritos. Dados preliminares do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apontam que aproximadamente 70% dos candidatos compareceram aos dois dias de prova.

O ministro Camilo Santana ressaltou a complexidade da estrutura montada para a realização do exame em todo o país. A operação envolveu cerca de 585 mil colaboradores, incluindo equipes de limpeza, segurança e logística. Ele também agradeceu o apoio dos Correios, das forças policiais, prefeituras e governos estaduais.

“Quero agradecer, de forma muito carinhosa, a todos os servidores do Inep, que se dedicam praticamente o ano inteiro para garantir esse grande evento, talvez o maior do país, que neste ano teve quase 5 milhões de inscritos. Queremos que jovens e adultos tenham acesso ao ensino superior e às políticas públicas associadas”, afirmou o ministro.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br