Enem 2025: últimas horas antes da prova exigem estratégia e relaxamento

Educação

Milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se preparam para o segundo dia de provas, marcado para este domingo. Os candidatos enfrentarão 90 questões, divididas igualmente entre Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Especialistas recomendam que os candidatos diminuam o ritmo dos estudos e priorizem a organização logística para o dia do exame, separando o material necessário e planejando o deslocamento até o local da prova.

João Pedro Pinheiro Oliveira, estudante de Brasília, é um dos mais de 4,8 milhões de inscritos. Ele, que almeja cursar Administração, afirma que não pretende estudar conteúdos novos neste momento, mas revisar alguns tópicos pontuais. “Vou somente ver um vídeo ou outro que me ajude em um macete final”, exemplifica. Confiante após o primeiro dia de provas, João se sente ainda mais preparado para a prova de exatas. Ele pretende focar nas questões mais fáceis para otimizar seu desempenho, considerando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Sofia Biacchi Emanuelli Hardt, também estudante, planeja utilizar a nota do Enem para estudar fora de Brasília. Ela se dedicou aos temas mais recorrentes ao longo do ano e reservou o dia anterior à prova para revisar fórmulas. Sofia demonstra tranquilidade e preferiu não conferir o gabarito do primeiro dia para evitar influenciar seu desempenho no segundo dia. Embora ainda não tenha definido o curso, Sofia pretende seguir na área de humanas.

Samuel Ribeiro, professor de química, enfatiza a importância do descanso para os candidatos. “O candidato não deve se esquecer de descansar antes da prova para chegar menos ansioso e com a cabeça mais tranquila para fazer a prova. Nada de chegar muito afobado”, aconselha.

Para o dia da prova, os candidatos devem separar duas canetas pretas de material transparente, o documento oficial com foto e planejar o trajeto até o local do exame, que é o mesmo do primeiro dia. Recomenda-se levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, que contém o endereço e o número da sala. Levar lanches leves, água em garrafa transparente e sem rótulo também é uma boa estratégia para se manter hidratado e com energia.

Atenção aos horários: os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30. A saída dos participantes será permitida a partir das 15h30, sem o caderno de questões. Quem desejar levar o caderno de questões poderá sair a partir das 18h.

Dentro da sala de prova, a dica é manter a calma e começar pelas questões mais fáceis. “Lembre-se de passar aquele olho geral na prova e ver quais são as questões que já sabe fazer. Isso já representa um ponto bom para se tranquilizar”, orienta o professor Samuel Ribeiro. Ler atentamente as questões é fundamental, pois muitas vezes a resposta pode ser encontrada no próprio enunciado.

Visite o Caribe Amazônico – Alter do Chão

Veja também> Local

Vista aérea da Região Oeste do Pará

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br